As mudanças sociais ocorridas nas ultimas décadas refletem um abismo entre o crescimento (progressista) e o desenvolvimento sustentável. Avanços obtidos nos variados campos de estudo, tais como científicos e tecnológicos aliados a conceitos sociais de acumulação e concentração nos impulsionam a elevação dos índices de desigualdade de fato.
O modelo liberal, e neoliberal de sociedade que esta em desenvolvido a mais de 200 anos, se manifesta insustentável a cada crise tanto a condição econômica como a social, refletindo manifestações de violência a nível nacional e internacional. O desequilíbrio deste modelo insustentável afeta os diversos setores da organização social e do meio em que habitamos, de maneira em que é fácil observar os reflexos, através da fome, da exclusão aos direitos básicos e pela destruição e exploração incontrolada do ecossistema.
A ruptura que é tratada no texto é de fato uma tendência. Na ausência de forças conscientes, engajadas e opostas ao modelo de desenvolvimento social adotado pela maioria das pessoas do planeta, o consumismo desgovernado tende a eclodir vitorioso e duradouro. Ao ponto que nos conduz ao abismo da ruptura do homem ao homem, ou seja, o ser humano a níveis individualistas tão bruscos, que os tornam invisíveis as desigualdades e injustiças existentes entre seus próprios “irmãos”.
Uma análise da gravidade do problema pode ser exaltada no campo ambiental, o homem em sua visão de “dominador” da natureza, é representado como um ser de valor superior aos outros. A busca pela acumulação, justificada culturalmente como caminho para o sucesso e felicidade nos tornou inconscientes das ações destrutivas ao ecossistema e que direcionam ao esgotamento de recursos e extinção de animais, inclusive o homem.
As atitudes tomadas pelos detentores da opinião, que são representados em sua maioria por conservadores aliados ao modo de desenvolvimento liberal, não são suficientes para a reversão do problema já existente. Ao passo que é necessário uma mobilização e renovação das opiniões em órgãos de representação pública e social. O cooperativismo aliado a convicção de que é possível o desenvolvimento sustentável através da harmonia entre os homens e a natureza deve ser exaltado.
A mudança da visão de mundo das pessoas é adquirida com o tempo, através da exposição e o contato a uma nova maneira de ser e viver, porem com os reflexos descontrolados do modelo de vida capitalista, cabe a nos, com o mínimo de liberdade disponibilizada e agilidade neste processo, discutir temas referentes à ética, direitos básicos, desenvolvimento sustentável e conservação do planeta para futuras gerações. Parece uma utopia o fato de nos cidadãos termos a capacidade de decidir nosso futuro e de tantos outros, porém é a realidade, e não se trata de uma escolha e sim um dever.
3 comentários:
Caro amigo Tiago ,gostei muito do seu artigo,gostaria de poder trocar informações,contigo.
você mesmo novo ,tem uma visão bem ampla meu rapaz. ótimo Blog gostei, abração ai.
att,
Paulo Guedes
Comemorando o 7 de Setembro
Me desculpem os leitores que já se manifestaram por repetir a mensagem.
Aproveitando a idéia da Passeata Virtual Fora Sarney, faço aqui a sugestão de que no dia 7 de Setembro de 2009, façamos outra passeata virtual, nos organizando desde já.
Esta passeata, como a Fora Sarney, começaria no seu computador e terminaria em vários pontos:
Na presidência da República, No Congresso Nacional, No Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da União, na Assembléia Legislativa de seu estado, no Palácio do Governo do seu estado, na Câmara de Vereadores de sua cidade e na Prefeitura de sua cidade.
A idéia é enviar o maior número possível de emails de protesto contra a situação atual, da falta de ética, de moral, de honestidade de nossos governantes e parlamentares.
Denunciaremos o governo federal por agir a margem da lei com a campanha eleitoral antecipada, o que é ilegal, e exigindo, como cidadãos, que fossem tomadas as devidas providências.
Os e mails seriam mandados para os seguintes enderêços:
Senado Federal: Alô Senado http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado
Câmara Federal: Fale com o deputado: http://www2.camara.gov.br/canalinteracao/faledeputado
Supremo Tribunal Federal – Central do Cidadão - http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/enviarDadoPessoal.asp
Procuradoria Geral da União - pfdc@pgr.mpf.gov.br
Presidência da República – Fale com o Presidente - https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php
Gostaria de ter a opinião dos leitores com relação a idéia.
Mensagem da Thaís
Amigos de fé e luta! Já está na hora de pensar em um meio de darmos continuidade a tudo isso. Estamos inspirando e sendo inspirados por essa bela campanha.
Criei o http://bravagentebrasileira.ning.com/ . Na opinião de vocês isso funcionará para que continuemos unidos? Esse ning é uma espécie de rede, onde é feito cadastro e só participam os cadastrados. Ainda não editei e nem defini o layout, mas já peço a opinião de vocês. O que vocês acham? Conhecem?
Ah...lembram-se da idéia dos adesivos? Ainda está de pé? Vamos adesivar nosso país? Opinem também!
Assistiram o programa partidário do PV com a doce Marina? Babei! Ela vem com tudo...
Agora somos 72 corações brasileiros, acordando mais tantos adormecidos!
Está na hora de começarmos a agir mais concretamente, continuamos a protestar nos nossos blogs, e mails etc., mas vamos partindo para ações mais concretas.
No entanto a participação do maior número de pessoas possíveis é necessária.
Mais uma vez parabéns a Thaís belo brilhante trabalho que vem realizando em prol do Brasil
Envie suas sugestões como comentários para:
http://brasillivreedemocrata.blogspot.com ou para http://omundobythais.blogspot.com/
Postar um comentário