quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Do Ponto de Mutação ao AVATAR: Resposta ecológica ao crescimento progressista.

_____Uhaaauulllll!!! Foi a expressão que utilizei após checar o campeão de bilheterias Avatar. Realmente alguns milhões foram gastos com uma produção gráfica jamais vista antes. Detalhes que posicionam o espectador em outro mundo, trazendo-lhe uma vida diferente e excitante.
_____Sobre a capacidade tecnológica não há o que discutir, o homem cria, “pensa, logo existi”, como disse Descartes no século XVII. Ao menos, tantos séculos dividindo o mundo em pedaços, e desenvolvendo “Imbecis Especializados” (De Masi) nos proporcionaram um espetáculo de imagens que vai alem do “circo” (panis et circenses) sugerido por imperadores romanos.
_____Quem diria! Do “comitê da burguesia” (Hollywood) surge uma mensagem ecológica. Além de tiros, seqüestros, dramas, comedia, terrorismo e desenhos animados sem fundamentos para a vida real, ou seja, o circo para entreter milhões de pessoas, que muito pouco tem a inventar no que chamam de lazer, surge o “grilo sábio” (Savater), um diretor que consegue passar uma mensagem para aqueles que ainda utilizam uma pequena parte do cérebro para pensar.
_____O contexto é claro, não nos encontramos mais no século XIX, e XX, os tempos mudaram, e os ventos sopram para uma consciência ecológica, a mesma visão holística que trata Capra no “Ponto de Mutação”. O filme me faz lembrar das primeiras paginas deste livro. A crise vivenciada pelos humanos em Pandora (planeta explorado) é a mesma crise vivenciada pela população mundial hoje, neste planeta! É uma crise de PERCEPÇÃO.
_____É fácil avaliar que os homens dos séculos anteriores viviam em um mundo que mais parecia um “relógio”, as quais as partes eram isoladas, e o resultado final conhecido: aquecimento global.
_____Esta na hora de aprendermos algumas lições com os nativos, nossos nativos, isso os INDIOS! Pois estes vivem e tratam o planeta como um jardim e não um canteiro de obras. Vivemos em um sistema complexo (Natureza), que possui como base o equilíbrio entre as mais diversas partes (Matérias), nos somos parte do sistema ecológico, não somos donos do sistema e nem seus deuses.
_____“Change We Need”, sim é verdade, mas não com as atitudes tomadas pelos lideres mundiais, não com a vergonha que foi a COP 15, não com a vergonha do Fórum Econômico Mundial, restaurando a desigualdade entre as nações e entre as pessoas e entre a natureza e as pessoas. Ressalto que a mudança parte da população, esta na hora de deixarmos de sermos “Idiotas”, participar das decisões, ativos na luta contra a pior crise de todos os tempos, A “Crise De Percepção”.
(Meus agradecimentos pela mensagem passada pelos produtores de Avatar, algumas pessoas certamente refletirão um pouco suas atitudes)

Nenhum comentário: