quinta-feira, 29 de julho de 2010

Projeto Rondon em Alvorada do Oeste se depara com o frio na cidade






Desde o dia 18 de julho a equipe da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e do Centro Universitário de Votuporanga – Unifev estão em Alvorada do Oeste/RO participando da Operação Mamoré do Projeto Rondon.
Realizando atividades nas mais diversas áreas, tais como gestão pública, educação, saúde, sustentabilidade, empreendedorismo, além de cursos de informática, dentre outras ações, o grupo vem conscientizando e incentivando a população de Alvorada do Oeste de que é possível, mesmo com muito pouco, ter qualidade de vida e desenvolvimento regional sustentável.
Entretanto, nem mesmo a calorosa recepção feita pela Administração Pública do município estampou o frio que fazia na cidade. O calor intenso, característica típica das cidades do Estado de Rondônia, somente se fez presente na terça-feira.
Conforme a professora da Unisul Sidenir Meurer, “o frio que estava fazendo no sul quis nos acompanhar até Rondônia para fazer parte das atividades que aqui estamos desenvolvendo, mas nosso calor humano foi mais forte. E, independente de clima, nossa maior alegria é ver a dedicação dos alunos e professores em fazer a diferença”.
A Operação Mamoré do Projeto Rondon termina dia 1 de agosto quando alunos e professores retornam a Santa Catarina e a São Paulo. Até lá, as atividades continuam sendo desenvolvidas com o objetivo de capacitar a população para o desenvolvimento regional sustentável.SELVA!!



Unisul na Operação Mamoré do Projeto Rondon






No dia 16 de julho as professoras Gisele Vargas e Sidenir Meurer, juntamente com os acadêmicos Ana Paula Carvalho da Silva, Carla Bitencourt, Daniel Pezente, Jariel Inácio Júlio, Kayo Brodbeck, Tatiane Izidoro, Tiago Berghahn, Stéphanie Pizzolatti, partiram para o estado de Rondônia numa missão humanitária. A missão consiste na Operação Mamoré do Projeto Rondon, que está sendo desenvolvida no município de Alvorada do Oeste, onde unir a população e lideranças para promover o desenvolvimento social, cultural, econômico sustentável, capacitando multiplicadores do conhecimento em determinada localidade, constitui a principal proposta da equipe da Unisul.
Entusiasmada, relata a aluna Ana Paula do curso de Administração da Unisul que “as atividades proporcionam um grande crescimento, tanto pessoal quanto profissionalmente. Assim, o valor e as experiências que agregamos em nossas vidas deixam de ser um sonho e passam a ser realidade, pois contribuem diretamente para que nos tornemos profissionais capazes de fazer a diferença!”
Considerando a multidisciplinaridade da equipe, pois reúne alunos e professores dos cursos de Administração, Agronomia, Comunicação Social, Psicologia e Relações Internacionais é possível desenvolver com eficiência as atividades propostas ao município de Alvorada do Oeste. Conforme a professora Gisele Vargas “as ações desenvolvidas pelos alunos no Projeto Rondon, além de proporcionarem a transdisciplinaridade, é uma excelente oportunidade para o acadêmico praticar a extensão universitária. A interação entre estudantes e professores e a comunidade tem um alcance social muito grande, pois gera conhecimento e oportunidades de desenvolvimento para o município.”
A equipe da Unisul, que desde o mês de maio se preparou para o desenvolvimento das ações em Alvorada do Oeste/RO, retorna à Tubarão dia 1 de agosto, ciente de que praticar a cidadania é ser ainda mais brasileiro.
Acompanhe as atividades da equipe por meio do blog www.unisulnorondon.blogspot.com. Selva!