segunda-feira, 12 de julho de 2010

Internacionalização da Marcopolo S.A

Caros leitores gostaria de dar uma esplanada  sobre a internacionalização da Marcopolo uma das poucas empresas brasileiras que tiveram sucesso em seu processo de  internacionalização tardia como  todas empresas sul americanas com exceção de empresas chilenas, logo defendido finalizou-se conforme análise desenvolvida que o caso de internacionalização da Marcopolo e todo processo de internacionalização da Marcopolo ocorreu de forma bastante empírica e contingencial em suas fases iniciais, e foi profissionalizado a partir do seu planejamento estratégico na década de 90. Atuar em mercados externos foi historicamente uma forma de ampliar mercados e hoje é o foco da estratégia de crescimento da Marcopolo. Portanto, logo esse processo se desenvolveu gradualmente evoluindo de operações de menor comprometimento e em países mais próximos do Brasil, até a criação de subsidiárias em mercados mais distantes. Logo o presente caso descreve a trajetória da Marcopolo perante sua internacionalização e seu sucesso alcançado no mercado externo, portanto focalizando o contexto econômico de gestão que elevo a Marcopolo a ser uma empresa líder em seu mercado e enseja a discussão sobre os fatores que levaram a decisão de internacionalização da Marcopolo.
Salienta-se, contudo, que a empresa operou por três décadas no estágio inicial de exportações e eventuais licenciamento, e mais recentemente partiu para investimentos diretos no exterior de forma planejada. Quanto aos resultados financeiros obtidos pela Marcopolo em sua atuação internacional, constatou-se que as operações no mercado externo foram mais rentáveis do que no mercado interno.  Esses resultados tornaram-se mais expressivos com a instalação de unidades no exterior no final da década de 90 quanto se intensificou seu processo de internacionalização, a partir das quais a empresa quintuplicou sua produção para esse destino. As receitas, os lucros e a rentabilidade da companhia cresceram substancialmente desde então.
 Marcopolo adota as boas práticas de Governança Corporativa, seguindo os princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa logo um dentro de vários fatores que elevaram a Marcopolo a líder no mercado e ter sucesso no seu processo de internacionalização que foi a gestão de pessoas, pois são pessoas que fazer a inovação, são pessoas que detém a criatividade, pois são pessoas que fazem o processo da transferência de tecnologia, pois só elas detém o conhecimento por tudo isto Marcopolo investe pesado em recursos humanos, criando um projeto chamado de fundação Marcopolo e vários outros projetos de satisfação para seus funcionários, pois este sim é o diferencial da era em que nos vivemos uma era pós industrial que valoriza as pessoas.
 Os obstáculos de natureza econômica e cultural interferiram no desenvolvimento de suas atividades logo assim como estimularam diferentes formas de atuação no exterior. As Vantagens competitivas como o domínio tecnológico de produtos e de processos desenvolvidas no Brasil e reforçadas no próprio processo de internacionalização além de sua relação com as montadoras, fomentaram o desenvolvimento internacional da Marcopolo. Por últimos é importante destacar que as modificações na estratégia de suprimentos, estudos de novos mercados para exportação, instalação de uma nova fábrica na Índia, uma preocupação com a gestão de pessoas, e a decisão de customização de seus produtos não importando se o cliente é pequeno ou não, a verticalização tecnologia própria e diferenciada expõe que cada vez mais a Marcopolo esteja de fato engajada em sua internacionalização, e que o processo não pára.